terça-feira, 21 de abril de 2009

Mais um jantar estragado!!!

Pois é!!! Aventuras é o que não me faltam!!!
Estão a ver esta beleza?
Uma coruja do mato (Strix aluco) .
Ia eu mais uma vez atrasada para jantar em casa dos meus pais na 6ª feira dia 17 quando passo por um carro parado na estrada, na outra via, e vejo um animal a mexer-se no chão ao lado do carro. 4 piscas ligados e lá vou eu!!! Esta criatura embateu contra a lateral do carro do senhor, que estava preocupadissimo com a pintura do carro!!! O costume!!! Bem, eu peguei no animal e toca a telefonar aos contactos experientes na matéria e 'bora lá' para o novo Hospital Veterinário de Viseu que tinha um dia de abertura, mas pelo menos lá há uma veterinária de exóticos!Embora esta não estivesse presente, garantiram-me que, se necessário, se deslocaria ao mesmo. Fui então recebida pelo Director Clínico (que aparentou ter conhecimento e experiência com aves - o que é Óptimo!!!), Dr. Abel, que me informou que existe um Centro de Recuperação de Aves mais perto do que eu imaginava, na Universidade de Trás-os-Montes em Vila-Real (perdoem-me a ignorância, mas realmente julguei que o mais próximo era o do Gerês.) Então contactaram a SEPNA que confirmou o transporte do animal. Após observação e Raio-X da criatura constata-se que nenhum osso longo estaria partido mas sim que possuia um hematoma na face e um dos olhos bastante preturberante!! Pois o problema foi mesmo o embate no carro. Estava agora com batimentos cardíacos e respiração estabilizados mas não se movia. Após fotografá-la num instante para não a incomodar mais lá fui jantar...
Na 4ª feira seguinte telefonei para a UTAD para saber novidades do 'nosso bichinho', infelizmente não foram as melhores... Não sobreviveu. No Domingo faleceu. Após autópsia constatou-se que tinha a coluna fracturada na base o que tinha provocado uma hemorragia interna. Além disso o embate provocou danos irreversíveis nos órgãos da cabeça que estavam em muito mau estado.
Soube também que era uma fêmea e que estava em ovulação.
Fiquei triste...
Enfim, eu tentei fazer o melhor que sabia.
E estamos sempre a aprender!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário