sábado, 22 de maio de 2010

ADEUS DOT...

Esta é a minha Dotinha.. Isto está complicado esta semana..... a minha menina partiu hoje com uma falência renal crónica, mas foi tudo tão de repente........ Vou contar-vos a história dela. :) Estava eu há pouco mais de um ano em Coimbra, já estava a trabalhar na loja de animais onde conheci um amigo dos animais muito conhecido em Coimbra!!!:) Ele era também voluntário da Associação Agir Pelos Animais de Coimbra e um dia pediu-me para ser FAT de uma gatinha que tinha sido resgatada da zona do Ingote, estava numa colónia mas era ostracizada pelos outros gatos embora fosse dócil para as pessoas. Aliás ela tinha mesmo muito medo dos outros gatos, a sua ambientação foi lenta! Mas forçada, pois eu já na altura tinha alguns gatos!!! Era um doce esta gata, muito meiga, muito carente de mimo e atenção, mas não gostava que exagerassem nas festas, se não...'leva lá uma unhada que eu não pedi tantas festas!!!' Fazia muito romrom e pedia sempre auxílio cada vez que alguma gata se metia com ela, mas depois começou a saber defender-se e dava-lhes também!!!Mas não era atrita a 'violência' era mais do género "Deixem-me em paz! e quem incomodar o meu sossego leva no focinho, e a mãe depois vem defender-me-!!!" EHEH Era mesmo mázinha esta minha gatinha!!! Bem, esta gata também tem uma história clínica comprida!!! Desde que foi para minha casa que comia muito mal, cheirava mal da boca, vomitava algumas vezes e depois descobri que tinha as gengivas muito inchadas. Veterinários e mais veterinários e por fim foi seguida pela minha vet em Viseu, após várias pesquisas conclui-se que tinha Calicivirus... ainda estava pouco estudado e não havia muitos tratamentos específicos. Então a minha vet decidiu entrar em contacto com um colega de Vila Real especializado em dentária e que estudava esta e outras doenças e tinha algumas propostas de tratamento, propostas essas que a Dot fez todas! Durante 2 anos a minha Dot andou a tomar medicação que todos os vets lhe receitaram e por fim decidimos por um último procedimento, retirar todos os dentes afectados, só ficaram os caninos e os incisivos. Olhem, foi como se lhe tivéssemos dado uma vida nova!!! Recuperou muito bem, nunca mais teve uma recaída da doença, estava óptima!!! Fazia em Agosto 3 anos que tinha sido operada... Mas esta semana, de repente, os rins dela não aguentaram mais.. estavam muito mal, ela tinha uma falência renal crónica e não sobreviveu. Tadinha...era uma gata tão bonita...foi a primeira gata na minha vida que eu vi com esta coloração, muito pouco comum!! Um doce e um amor de gata. Vou ter muitas saudades tuas!!! Até um dia meu amor....

1 comentário:

  1. Doença cruel essa...tive já 3 animais sujeitos a eutánasia sendo que a última foi à cerca de 5 semanas com a minha cadela velhota....
    Tem uns meninos lindos para adopção! Boa Sorte!!!

    ResponderEliminar